Você está visualizando atualmente VIA SUS: Santa Casa de Assis se destaca no tratamento de Covid-19

VIA SUS: Santa Casa de Assis se destaca no tratamento de Covid-19

A Santa Casa de Assis, desde que foi decretada a pandemia do novo coronavírus no Brasil, tem se destacado como referência no atendimento e tratamento da doença.

A eficiência na gestão da Instituição permitiu que, logo após o anuncio da pandemia, o Hospital já tivesse estrutura para atendimento de casos leves e graves à disposição da população pelo SUS, com 10 leitos UTI Covid-19 e 10 leitos de Enfermaria Covid-19. Essa estrutura foi complementada com os leitos particular e de convênios.

Segundo o estudo apresentado pela Diretoria da Santa Casa de Assis, de maio de 2020 a janeiro de 2021 foram realizadas na Unidade Hospitalar, 330 internações Covid-19, das quais 177 foram em enfermaria e 153 em UTI.

Dentre as internações realizadas neste período, mais de 73% foram geradas pelo SUS e cerca de 27% ocorreram em atendimentos particulares e convênios.

Entre os pacientes atendidos, 71% têm 50 anos ou mais, 26% têm entre 20 e 49 anos e cerca de 2% têm entre 19 anos e 29 dias. Desses pacientes, 65% são assisenses. Além dos enfermos de Assis, a Santa Casa acolheu pacientes de mais 12 municípios da região.

Os homens foram a maioria nas internações representando 58%. Já do sexo feminino, foram atendidas 140 pacientes, o que representa 42% do total.

Dessas 330 internações, celebramos a taxa de 76% de alta hospitalar dos pacientes tratados e, lamentavelmente, os óbitos representaram 22% e 2% desse total foram transferidos para outras instituições de saúde.

Entre as comorbidades apresentadas em pacientes internados, destacam-se a diabetes, a pressão alta e o tabagismo, as quais se repetem no percentual de pacientes que vieram a óbito.

O atendimento oferecido na Santa Casa de Assis tem seguido fluxos e protocolos rigorosos garantindo a segurança de pacientes e equipes desde o início do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

No Hospital, UTIs e Enfermarias, ficam totalmente isoladas e são exclusivas, não permitindo nenhum tipo de contato entre pacientes Covid-19 e não Covid-19. Já a Maternidade é exclusiva para gestantes e parturientes, com equipes de enfermagem distintas para o acolhimento dessas pacientes.

O Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico de convênios e particular também tem acolhido seus pacientes seguindo um protocolo rigoroso e seguro, promovendo o atendimento e se necessário a internação de casos suspeitos, de forma separada dos demais pacientes, sem nenhum contato entre eles.

Na Santa Casa de Assis o atendimento possibilita mais agilidade no diagnóstico da doença, haja vista que conta o Laboratório de Análises Clínicas onde são oferecidos exames sorológicos por metodologia de Quimioluminescência (IGG e IGM), testes rápidos por imunocromotagrafia (IGG e IGM) e por fluorescência (pesquisa de Antígeno)) e exames moleculares (RT – PCR).

Desde o início da pandemia, a Santa Casa de Assis tem priorizado os Planos de Contingência que contemplam diversos aspectos, seja na assistência a pacientes, retaguarda médica ou na capacitação permanente de sua equipe.

Para saber mais acesse www.santacasadeassis.org.br ou ligue (18) 3302-3311. Para agendar exames de Covid-19 ligue diretamente no Laboratório da Santa Casa de Assis (18) 3302-3343.

Fonte: Assessoria Santa Casa

Este post tem 30 comentários

Deixe um comentário