Você está visualizando atualmente Prefeitura amplia e fortalece cuidados de saúde mental em Assis

Prefeitura amplia e fortalece cuidados de saúde mental em Assis

A Prefeitura de Assis,  através do Departamento de Saúde Mental, informa que esta ampliando o atendimento aos usuários que necessitam de cuidado mental em toda a rede de Atenção Básica e  no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).

De acordo com a coordenadora do CAPS, Cristina Vendramel, as equipes da Atenção Básica desenvolvem diversas ações individuais e coletivas de cuidado de saúde mental, tais como acolhimento, consulta médica e de enfermagem, atendimento psicológico, apoio familiar, visitas domiciliares, grupos de orientação e acompanhamento, grupos de promoção de saúde, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias em parceria com a Educação, Assistência Social, Cultura, entre outras.

Quando o usuário demanda um cuidado mais complexo, as equipes das UBS/ESF podem solicitar apoio às equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), compostas por profissionais da farmácia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e psiquiatria, e ainda há estudo sobre a possibilidade da contratação de mais uma psiquiatra para integrar o NASF, explica.

Para o cuidado das crises de saúde mental, nos casos mais graves de transtorno mental e intenso sofrimento psíquico, decorrentes ou não do uso de álcool, crack e outras drogas, Assis conta com 2 Centros de Atenção Psicossocial, um para adulto, o CAPS II, e outro para crianças e adolescentes, o CAPSi.

Devido a pandemia do COVID-19, muitas dessas ações estão suspensas temporariamente, mas as equipes de profissionais estão prontas e capacitadas para o retorno das atividades, assim que passar essa fase difícil que o mundo esta vivendo

A população pode solicitar apoio psicológico na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, deixando seu contato telefônico para que os psicólogos façam o agendamento. Em caso de crise, o acolhimento é feito direto nos CAPS, diariamente.

O CAPS II está situado na Avenida 9 de Julho, 4, número de telefone  3324-6182; e o CAPSi está localizado na Rua Dr. Lycio Brandão de Camargo, 40, número de telefone 3321-3666.

COMUNICAÇÃO PMA

Deixe um comentário