No momento você está vendo Governo de SP convoca população para imunizar 1,6 milhões de crianças contra ‘polio’

Governo de SP convoca população para imunizar 1,6 milhões de crianças contra ‘polio’

Do Portal do Governo

Secretaria de Estado da Saúde convoca pais e responsáveis a levar os menores aos postos de vacinação e aderir às campanhas contra poliomielite e de multivacinação. Em São Paulo, ainda é precisa vacinar mais de 1,6 milhão de crianças com menos de 5 anos contra poliomielite para atingir 95% da cobertura do público almejado, equivalente a 2,1 milhão de crianças. Até esta segunda-feira (19), cerca de 463,6 mil crianças foram imunizadas contra a “pólio”, apenas 20,9% da população nessa faixa etária.

A adesão à campanha de multivacinação também precisa melhorar. Desde 2 de outubro, quando teve início, cerca de cinco a cada dez crianças e adolescentes na faixa de 1 a 14 anos levadas aos postos apresentaram caderneta desatualizada. Entre os bebês com menos de 1 ano, 147,5 mil já compareceram à rede de saúde, sendo que 65,8% precisaram atualizar a carteirinha (97 mil). Na faixa de 5 a 14 anos, 291,5 mil estiveram nesses serviços, com vacina aplicada em 130,1 mil delas (44,6 % do total).

A campanha, que segue até o dia 30 de outubro, tem como principal objetivo aumentar a cobertura vacinal e atualizar cadernetas, aplicando doses de vacinas importante s e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra os vírus que circulam no território. Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP).

Dia D

No último sábado (17), postos de vacinação de todo o estado participaram do “Dia D” da campanha, aplicando milhares de vacinas em crianças e adolescentes. “É preciso ter a consciência da importância da imunização das nossas crianças. Essa é a única forma de prevenirmos diversas doenças graves, que podem ser fatais. Trata-se de uma responsabilidade individual e coletiva”, alerta o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

“Ao comparecer em um dos postos de vacinação, as famílias são orientadas em relação a todos os tipos de vacinas disponíveis atualmente no SUS”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Helena Sato.

“Campanhas como essa são altamente eficazes na erradicação de doenças e na eliminação do risco de reintrodução dessas enfermidades em nosso território. No geral, são indicadas coberturas vacinais de 90% e 95% para proteção efetiva da população, e a ampliação da adesão é fundamental para que esses índices sejam alcançados”, completa.

Tipos de vacinas

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um dos postos de saúde localizados nas cidades de São Paulo com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.

No total, são oferecidas 14 tipos de vacinas, que protegem contra cerca de 20 doenças, são elas: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); e também as vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Somando todos os tipos de vacinas, são mais de 5,2 milhões de doses distribuídas nos postos do estado para aplicação na população-alvo. A tabela completa com relação das vacinas, faixas etárias previstas para receber as doses e dados de cobertura está disponível no link: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/tabelavacinacao.pdf.

Este post tem 7 comentários

  1. magnificent put up, very informative. I ponder why the other experts of this sector don’t realize this. You must proceed your writing. I’m confident, you have a great readers’ base already!

  2. news

    Hi, I think your website might be having browser
    compatibility issues. When I look at your website in Safari, it
    looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.

    I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, terrific blog!

  3. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself or did you hire someone
    to do it for you? Plz answer back as I’m looking to create
    my own blog and would like to find out where u got this from.
    thanks

Deixe um comentário