Você está visualizando atualmente Dia das Crianças: Brasil é o único país que comemora em 12 de outubro

Dia das Crianças: Brasil é o único país que comemora em 12 de outubro

Por Victor Ribeiro – Brasília

12 de outubro, Dia das Crianças. Mas você sabia que nem sempre foi nessa data?

Aqui no Brasil, tudo começou no 3º Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923, que debateu a educação, a alimentação e o desenvolvimento das crianças. No fim do ano seguinte, o presidente Arthur Bernardes instituiu o Dia das Criança em 12 de outubro. A primeira comemoração foi em 1925.

Em 1940, o presidente Getúlio Vargas mudou a comemoração para 25 de março. Mas, no ano de 1960, uma promoção feita por uma fabricante de brinquedos junto com uma empresa de cosméticos levou a celebração de volta ao 12 de outubro, como conhecemos hoje: uma data mais ligada ao consumo do que aos direitos dos pequenos cidadãos.

Perguntamos a algumas crianças quais são os planos para o dia delas.

Também ouvimos algumas crianças do passado. Elas contaram que não precisaram ganhar brinquedos para ter dias felizes na infância.

O Brasil é o único país que comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro. Desde 1925, muitos países celebram no dia 1º de junho o Dia Internacional da Criança. Já a ONU definiu, em 1959, o 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, com a adoção da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Mas existem tantas datas para lembrar os pequenos pelo mundo que, dependendo do país, tem comemoração quase todo mês. O único mês que não tem nenhum Dia das Crianças pelo mundo é fevereiro.

Edição: Sumaia Villela

Este post tem 65 comentários

  1. I was suggested this blog by my cousin. I am not sure whether this post
    is written by him as nobody else know such detailed about my trouble.
    You are incredible! Thanks!

Deixe um comentário