Você está visualizando atualmente Cresce o percentual de estudantes da rede pública nas Etecs e Fatecs

Cresce o percentual de estudantes da rede pública nas Etecs e Fatecs

Neste segundo semestre, aumentou o número de alunos que ingressou nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais depois de ter estudado na rede pública. A análise dos dados do Relatório Socioeconômico, elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelos processos seletivos do Centro Paula Souza (CPS), mostra que, nas Fatecs, o crescimento foi de 14 pontos percentuais e nas Etecs, de 4 pontos, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em ambos os casos, o número ultrapassa 90%.

Em razão da pandemia de COVID-19, o modelo de seleção adotado no processo seletivo, que avaliou o histórico escolar no lugar das provas, pode ter sido um facilitador para o acesso de alunos da rede pública. A novidade influenciou algumas mudanças no perfil dos aprovados, segundo o coordenador do Ensino Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades de Araújo.

“A classificação pelo histórico escolar eliminou o problema da abstenção, que geralmente ocorria nos exames presenciais. A questão do deslocamento é um obstáculo, principalmente quando o candidato faz a prova em outro município”, argumenta. O índice de abstenção no processo seletivo de 2019 foi de 24,41%. Neste ano, isso não aconteceu.

Outro ponto importante foi a redução de 37% no valor da inscrição para o processo seletivo das Etecs, que também pode ter tido impacto sobre o maior ingresso de alunos da rede pública.

Nas Fatecs, a procura pelos cursos aumentou mais de 50% passando de 62.598 (2019) para 96.109 inscritos (2020). O número de afrodescendentes também foi relevante entre os aprovados para os cursos superiores tecnológicos, alcançando participação de 32,39%. No segundo semestre de 2019, o mesmo grupo representou 29,02%.

Mais calouras

O relatório socioeconômico apontou outra mudança no perfil dos ingressantes: a maior presença de mulheres nos cursos técnicos e tecnológicos. Nas Etecs, elas representam 59,68%, alta de aproximadamente 8,25 pontos percentuais, em relação ao mesmo período do ano passado. “Nos últimos anos, vem crescendo a procura pela formação nas áreas de serviço e saúde, tradicionalmente escolhidas por alunas”, pondera Araújo.

O curso técnico de Enfermagem aparece em nove colocações do ranking das habilitações mais concorridas do processo seletivo do segundo semestre de 2020. Outra opção do segmento de saúde bastante procurada e em destaque no ranking foi Farmácia.

A presença de mulheres entre os aprovados é mais significativa ainda nas Fatecs, que registraram alta de 16,4 pontos percentuais. As candidatas selecionadas para os cursos tecnológicos representam 46,52% do total e eram apenas 30,12% dos classificados de 2019.

O acesso à internet em casa é outro dado que evoluiu de um ano para o outro. Nas Etecs, 98,13% relataram ter acesso à rede no próprio domicílio, contra 95,02% de 2019. Nas Fatecs, esse percentual é de 98,1%, ante 96,5% do ano anterior.

Empregabilidade em alta

A empregabilidade e a qualidade dos cursos das Fatecs são os principais fatores que atraem os candidatos para concorrer a uma vaga nos cursos superiores tecnológicos. Entre os entrevistados, 34,3% afirmaram ter escolhido a Fatec por causa do potencial de empregabilidade que esse tipo de graduação oferece e 15,2% disseram ter sido motivados pela boa reputação do ensino.

No processo seletivo do segundo semestre de 2019, as mesmas categorias receberam 27,2% e 13,2% das respostas, sinalizando também uma tendência de alta.

O reconhecimento da qualidade do ensino está refletido nas taxas positivas de empregabilidade dos egressos das Fatecs, segundo o coordenador do Ensino Superior Tecnológico, Rafael Ferreira. “A formação do Centro Paula Souza voltada à inovação e ao empreendedorismo diferencia os tecnólogos que se destacam em processos seletivos ou na criação do próprio negócio”, argumenta.

Ainda segundo o relatório socioeconômico, grande parte dos candidatos fica sabendo dos processos seletivos por recomendação de conhecidos. Nas Etecs, a maioria se informa por meio de amigos (31,4%), pelo Facebook (19,09%) e parentes (18,7%). Já nas Fatecs, tomam conhecimento do Vestibular por meio de amigos (35,2%), Facebook (17,6%) e parentes (16,6%).

Do Portal do Governo

Este post tem 14 comentários

  1. Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  2. me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  3. tarot online

    me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  4. presente vegano

    amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  5. incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  6. Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  7. zomenoferidov

    Hey, you used to write fantastic, but the last several posts have been kinda boring… I miss your great writings. Past few posts are just a little out of track! come on!

  8. Good day! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my previous room mate! He always kept talking about this. I will forward this write-up to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!

Deixe um comentário